domingo, 17 de julho de 2011

Portable Civilization 4 PT-BR [ULTRA EXCLUSIVO]

 Links Atualizados22/7/11

Não há como falar sobre jogos de estratégia por turnos sem citar "Civilization". Criada pelo genial Sid Meier no ano de 1991, a série alcançou algo muito próximo da perfeição em "Civilization II", título pelo qual os jogadores de PC mais, digamos, "experientes", nutrem um carinho imenso, tão grande quanta a abrangência do próprio game em questão.

Ao longo dos anos, "Civilization" ganhou algumas versões de qualidade duvidosa, sem a batuta de Sid Meier - "Call to Power" (1999), por exemplo, foi de responsabilidade da Activision. Comemorando dez anos de aniversário da série, "Civilization III" recolocou-a nos trilhos, com a essencial ajuda de seu idealizador. Agora, seis milhões de cópias vendidas depois, a quarta versão volta revigorada e com algumas mudanças ousadas, como a incorporação do visual tridimensional.

Aviso importante: antes de se arriscar em "Civilization IV", certifique-se de ter muitas horas livres, pois o jogo está mais viciante e longo do que nunca. A premissa, no entanto, continua sendo a supremacia global na pele do líder de uma determinada nação, evoluindo-a ao longo dos anos, desde a Idade da Pedra até a conquista do espaço sideral.

Ditando os rumos da História

Ao todo, são 18 civilizações: americana, asteca, grega, japonesa, persa, árabe, chinesa, egípcia, inglesa, francesa, alemã, inca, indiana, malaia, mongol, romana, russa e espanhola. Cada uma, além de suas características singulares, tem um ou dois líderes disponíveis e, normalmente, são figuras históricas bastante conhecidas - a nação americana, por exemplo, traz George Washington e Franklin Roosevelt, enquanto a asteca possui Montezuma.

Os líderes (ou governantes), por sua vez, apresentam duas características de personalidade - podem ser filosóficos, espirituais, criativos, organizados, expansivos e/ou agressivos -, que lhes proporcionam bônus dos mais variados tipos. Enquanto um governante agressivo usufrui diversos benefícios bélicos, como comprar quartéis com 50% de desconto, um líder espiritual adquire monastérios e templos por ótimos preços.

Cada líder, além de ter um retrato próprio, é representado unicamente em seus trejeitos e até mesmo no estilo das frases de diálogo (todas escritas). Júlio César, o ditador romano, mostra os polegares para cima e para baixo, por exemplo, durante as conversas.

Logo de cara, duas mudanças são mais notáveis em "Civilization IV": em primeiro lugar, a interface, mais intuitiva e amigável, que facilita muito a vida dos principiantes no gênero, com opções para automatizar a maioria das ações, além de poucos botões ou menus espalhados pela tela. De qualquer forma, os fanáticos pela série não precisam se preocupar, pois o jogo ainda preserva o rico e vasto conteúdo histórico de costume, com muito material para se ler, bastando apenas ter vontade e disposição para isso.

Afinal, convenhamos: "Civilization" sempre foi uma série com elevado fator de diversão, mas a que preço? Não era raro certas partidas demorarem horas e horas até "engrenar", enquanto o jogador pesquisava, pesquisava e pesquisava mais um pouco. Desta vez, a interface revigorada, como a dos jogos de estratégia em tempo real, dá mais rapidez e dinamismo, e não é mais preciso se perder entre incontáveis cliques do mouse para sentir-se recompensado.

Finalmente, o 3D

A outra mudança, naturalmente, está na parte gráfica: o jogo finalmente rendeu-se ao 3D, embora não totalmente, mas ainda assim trata-se de um belo (literalmente) avanço para a série. Finalmente o mundo de "Civilization" ganhou um pouco mais de vida, com animações variadas para as unidades, além de edifícios e maravilhas bastante detalhados.

É claro que não estamos falando de um visual revolucionário, mas está de bom tamanho para a série, cuja experiência nunca teve mesmo uma intensa ligação com os gráficos. Mesmo durante as batalhas, as animações mereciam um pouco mais de capricho, mas a liberdade com o zoom ajuda o jogador a "mergulhar" um pouco mais no mundo de "Civilization", que sempre pareceu muito distante em episódios anteriores.

Por sinal, também não espere muito do sistema de batalhas, que ainda não é tão avançado e coerente como gostaríamos, mas foi melhorado: a variável "força", que engloba diversos aspectos de uma maneira em geral, é que tem influência sobre o desenrolar de um combate, o que não é lá um mecanismo tão sofisticado, embora dê mais equilíbrio aos combates e evite que unidades fracas ganhem de outras muito superiores, algo que já acontecera em versões passadas.

As unidades contam com um maior número de aprimoramentos, o que ajuda a "customizá-las" de acordo com a pretensão do jogador. Se ele deseja, por exemplo, atacar o inimigo, deve optar por atualizações que lhe dê mais poder em território hostil, mas se a idéia é utilizar a unidade para defender uma cidade, então o mais apropriado é reforçar seu potencial de proteção.

Ainda há outras variações, como a de ataque colateral (que determina o quanto as unidades próximas ao alvo serão afetadas pela investida), ajudando a requintar um pouco mais os combates.

Em "Civilization IV", tão importantes quanto as batalhas é a diplomacia e, como de costume, aliar-se ou declarar guerra às demais civilizações faz parte do jogo. As fronteiras contam agora com o recurso "Open borders" que, acionado, permite que a civilização em questão tenha acesso aos territórios dominados por você, e vice-versa.

Obviamente, se a sua nação estiver em guerra com outra, o recurso não vale. Na verdade, abrir ou não as fronteiras é mais uma questão de limitar acesso ao seu território, evitando inclusive surpresas desagradáveis (leia-se "emboscadas" ou "traições").

Reze para vencer

O CPU está mais esperto, formando blocos entre si, com diferentes níveis de lealdade que afetam as relações. A religião, outra característica revigorada em "Civilization IV" é de fundamental importância em termos diplomáticos, uma vez que adotar a crença de outra nação ajuda a estreitar relações (e, neste caso, o inverso vale também).

Na verdade, as sete religiões de "Civilization IV" (cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo etc.) não influenciam somente na diplomacia, trazendo consigo tecnologias, construções e unidades missionárias específicas. Como a religião também ajuda muito na cultura, se esta for condição de vitória da partida, vale a pena levar a fé em consideração. De outro modo, o novo sistema de crenças, embora interessante, não tem lá uma importância decisiva.

À medida que a civilização é desenvolvida, produzem-se líderes em áreas específicas ("Grande People"), ligados à guerra, artes, comércio etc., que aumentam o potencial do jogador das mais variadas maneiras. Um artista, por exemplo, pode criar instantaneamente uma obra de arte que elevará os pontos de cultura da nação, ou então pesquisar uma certa tecnologia em um menor número de turnos.

Combinando duas ou mais dessas unidades, é possível iniciar uma "Era Dourada" ("Golden Age"), período no qual a capacidade das unidades e estruturas é significativamente aumentada. Considerando que dá para promover várias Eras Douradas, elas se mostram um instrumento importante, principalmente na mão dos jogadores mais experientes, para determinar ou mesmo mudar os rumos de uma partida.

O multiplayer, compatível com internet e rede local (ou até mesmo e-mail), e com suporte para até 12 jogadores, está mais atraente e dinâmico com as novas funcionalidades: as escalas de tempo podem ser personalizadas de acordo com o número de participantes, um jogador pode ingressar em uma partida em andamento assumindo uma nação controlada pelo CPU e os turnos podem ser simultâneos, agilizando um dos principais problemas do multiplayer nos jogos do gênero, que é esperar os demais jogarem. Há ainda modalidades cooperativas e por equipes.

Agradando gregos e troianos

Além de rápido e amigável, "Civilization IV" está mais democrático do que nunca. Antes, cada mudança de era exigia que se explorasse uma a uma as ramificações de tecnologia, o que por muitas vezes era uma perda de tempo incrível, pois se investia em muita coisa teoricamente inútil. Agora, os pré-requisitos continuam seqüenciais, mas é exigido pesquisar apenas uma ramificação para avançar ao nível seguinte.

O jogo vem com alguns cenários personalizados e três modificações com modalidades exclusivas. Somados ao editor de mapas e às ferramentas para criação de mods, a vida útil do título é praticamente inesgotável - ao menos até o próximo capítulo da série.

A trilha sonora de "Civilization IV" é retumbante desde o início, com a música da tela principal com um clima "africano" descontraído. O game inclui ainda faixas musicais clássicas como Bach, Mozart e Beethoven. A cada era atingida ou tecnologia pesquisada, surge uma narração feita por nada mais nada menos que Leonard Nimoy, de "Star Trek".

"Civilization IV" é um show de equilíbrio,pois inova sem perder identidade, uma combinação capaz de agradar fãs tradicionais, bem como atrair os novos jogadores. Aliás, se você nunca experimentou "Civilization", eis aí uma oportunidade e tanto.

Portable Civilization 4 PT-BR:
Download [1.2 GB]
"BAIXOU?GOSTOU?ENTÃO COMENTA,NÃO CUSTA NADA!"

Imagens do Jogo:

Obs: TraduçãoGame Vício
Game compativel com o Windows 7.
Caso o game nao execute de 1ª no W7,clique no link abaixo e confira a dica para executar o portable!
Dicas para os portables!

37 comentários :

  1. quais sao os requisitos do sistema para jogar?

    ResponderExcluir
  2. N coloquei os requisitos,pq os msm sao bastantes simples para os pcs de hj.
    Mas de qqr forma ai sta!

    Requisitos Mínimos
    Processador: Pentium IV 1.2 GHz ou Athlon equivalente
    Velocidade do processador: 1.2 GHz
    Memória RAM: 256 MB
    Memória de vídeo: 64 MB
    Direct3D: Sim
    Versão do DirectX: 9.0c
    Espaço: 1.7 GB livres em disco

    Requisitos Recomendados
    Processador: Pentium IV 1.8 GHz ou Athlon equivalente
    Velocidade do processador: 1.8 GHz
    Memória RAM: 512 MB
    Memória de vídeo: 128 MB
    Direct3D: Sim

    ResponderExcluir
  3. Ok obrigado, mas só te falta alterar o 4º link que continua a dizer Portable CSI 3 DM PT BR, do resto acusa como Civ 4.

    ResponderExcluir
  4. Aee agora sta tudo certinho desculpa mais uma vez!
    Boa cmana pra vc! :)

    ResponderExcluir
  5. Na boa...

    só tentei ajudar.

    Cumps

    ResponderExcluir
  6. E ajudou sim mano,dsculpa se falei com algum tom dft.
    Vlw ai por nos alertar!Boa cmana pra vc!
    Se o game rodar ai normalmente,favor poste aki a sua avaliação.
    Desde ja agradeçemos a preferencia! :)

    ResponderExcluir
  7. Não tens de pedir desculpa.

    Eu é que peço desculpa se o meu último post te possa ter parecido ofensivo mas é como nós escrevemos nas terras lusas.

    Eu depois digo-te alguma coisa, depois de acabar de sacá-lo (baixar).

    ResponderExcluir
  8. só falta agora o Civ. V por favor

    ResponderExcluir
  9. Resp Anonimo(17/07/11 - 14:35)►Nao falta vc fzr uma doaçao ao blog tbm.rs
    Caso sai a traduçao do Civ.V iremos postar sim.
    Boa cmana pra vc!

    ResponderExcluir
  10. hehe... só da pra jogar 10 turnos e o game acaba, epic demo detected

    ResponderExcluir
  11. Resp Manolo Luiz►Ué q stranho essa versao q eu peguei é completa com crack e td mais.
    Qual a msg q aparece?Tipo obrigado por jogar a versao demo?
    Qqr coisa iremos refazer o portable.

    ResponderExcluir
  12. tipo cara vc joga 10 turnos e diz: Você foi derrotado, ai acaba o jogo, vc pode jogar quantos jogos quiser mas ao fim de 10 turnos acaba.

    Só pra ficar claro, eu não sou o tal luiz henrique que esta arrumando encrenca ali naquele xat.

    ResponderExcluir
  13. nao consigo baixar, diz que os arquivos foram excluidos. fico no aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  14. O jogo ta com defeito no nada ele fecha quando vc ta jogando Ajudem.....

    ResponderExcluir
  15. Espero que consertem logo, sempre adorei jogos desse tipo, mais uma coisa, minha avó adora jogos de mahjong e voces não tem muitos, poderiam postar alguns, obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  16. O meu jogo abre normal,só q quando vc começa jogar não aparece
    as aldeias tribais q teriam q aparecer no mapa do jogo.
    A gente segue bem direitinho o tutorial do jogo só q quando chega na parte q vc tem q levar teu explorador p/as aldeias tribais a gente não acha d jeito nenhum,por que onde deveria aparecer a aldeia não tem nada,uma pena o jogo é bem show.
    Procurei na net esse jogo e não tá fácil de achar,todos q achei as partes são .iso
    e ai tem q gravar em dvd com o Ultrai-iso e depois instalar,bem complicado.
    Um q eu baixei e gravei no dvd e depois instalei não deu certo,uma droga.

    ResponderExcluir
  17. o anonimo de cima falou tudo ^^ mas eu pelo menos ja achei um lugar q tem o game q preste, só num passo pq vai ser divulgacao e isso nao é legal

    ResponderExcluir
  18. Galera me desculpa na demora de postar os novos links é q ando sem tempo ultimamente.
    Mas ai sta os novos links sem o bug dos 10 turnos.
    Bom fds a tds,e obrigado pela compreençao de tds.

    Fico flz mano Manolo Luiz q vc tenha axado a versao sem erros e portable melhor ainda ne?
    Bom fds pra vc tbm! Ate mais! :)

    ResponderExcluir
  19. eu so estava esperando vcs arrumarem os links.
    a meses estava procurando esse jogo
    Valeu GPB

    ResponderExcluir
  20. Obrigado amigo! Parabéns pelo blog. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  21. o jogo toda hora computador diz que parou de funcionar, ajeita ai por favor

    ResponderExcluir
  22. Olá

    no meu pc não abre a parte 7 da erro.

    ResponderExcluir
  23. olá!

    a parte 7 baixei normal mas não descompacta no meu pc da erro.

    o q faço?

    ResponderExcluir
  24. RespAnônimo

    Testei aqui o link e esta baixando normal,troque de navegador e tente efetuar o download novamente.
    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  25. Para descompactar o game corretamente,a 1ª parte é a q deve ser descompactada o restante é automatico.

    ResponderExcluir
  26. Valeu, cara. Obrigado. Fábio.

    ResponderExcluir
  27. Ola,
    O jogo é ótimo. Só que por algum motivo depois de alguns jogos começa dar um erro e o jogo fecha, logo após aparecer o filme de introdução.
    O único modo de fazer funcionar de novo é recopiando os arquivos. Até já deixei uma pasta com os arquivos originais para copiar por cima dos arquivos que uso para jogar.
    Abracos

    ResponderExcluir
  28. já não estão a funcionar os links. :\

    ResponderExcluir
  29. Vai portabilizar novamente N1gh7w0lf?
    Quando portabilizar avisa para postar os link no fórum.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Links quebrados! Tem como reupar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. oi sou muito fã do blog mas fico decepcionada quando tem links quebrados... por favor concertar os links abaixo... eu amo esse jogo e gostaria muito de baixar.

    ResponderExcluir
  32. Obrigado por reupar o Civilization 4 este jogo é épico.

    ResponderExcluir
  33. Oi!

    O meu download pára sempre nos 61%. Alguma ideia do porquê?
    Obg.

    ResponderExcluir
  34. dow concluido em 100%
    AGORA BORA SE DIVERTIRRRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir