Portable Call of Duty 4 – Modern Warfare PT-BR [ULTRA EXCLUSIVO]

A série Call of Duty iniciou sua trajetória nos PCs em 2003 com um título desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela Activision. Um ano mais tarde, a primeira versão para consoles foi lançado, apenas para o Playstation 2. O sucesso do jogo rendeu seqüências e expansões, porém nem sempre a Infinity Ward foi a responsável pelo desenvolvimento.


As expansões do primeiro jogo, bem como Call of Duty 3, foram desenvolvidas por empresas diferentes. No quarto lançamento da série, a Infinity Ward volta a trabalhar na franquia, que dá uma guinada importante: enquanto todos os jogos da série tratavam da Segunda Guerra Mundial, o quarto título conduz o jogador ao campo de batalha dos dias atuais, combatendo terroristas, muitas vezes em ambientes urbanos.

Call of Duty 4: Modern Warfare põe o jogador na pele de dois personagens diferentes: ‘Soap’ MacTavish, membro do vigésimo segundo regimento da SAS (Special Air Service), um esquadrão especial britânico, e Paul Jackson, fuzileiro naval estadunidense. Embora a maior parte das missões do jogo ocorram na pele de ‘Soap’, Os fuzileiros navais também desempenham um papel importante durante o desenrolar do enredo.

Ação completa e fluída do começo ao fim

O maior diferencial entre Call of Duty 4: Modern Warfare (CoD4, daqui para frente) e a maioria dos outros jogos de tiro lançados atualmente, é que, além de apresentar combates urbanos modernos, CoD4 oferece uma fluidez de enredo incrível.

Tudo no jogo foi desenvolvido com esse objetivo. O jogador navega entre as missões — que se passam em diversas partes diferentes do globo — através de um satélite que se aproxima do local onde seu personagem encontra-se. 

Durante o carregamento do capítulo, CoD4 apresenta o briefing da missão. Dessa forma, o jogador não se desconecta da experiência, e torna-se difícil parar de jogar, pois ao concluir uma missão, outra inicia quase que automaticamente, sem as longas pausas decorrentes das telas de carregamento.

O nível de imersão é um dos aspectos mais importantes em jogos, definindo quanto o jogador consegue “penetrar” a experiência e identificar-se com as ações do personagem da forma mais real possível. Um dos aspectos que sempre atrapalham essa imersão são as constantes pausas para carregar dados, portanto, com o fim delas, a jogabilidade torna-se mais direta e realista, dando ao jogo aparência de filme.

A complexidade do enredo — oferecendo uma gama muito grande de experiências bélicas diferentes — é outro fator que contribui para a imersão do jogador. Ao contrário da maioria dos jogos de tiro Single Player, onde suas armas são quase sempre as mesmas, em Call of Duty, cada missão exige armamentos diferenciados.

Alguns capítulos de CoD4 são um show à parte, como uma incursão sorrateira numa cidade abandonada (mais detalhes comprometerão a história do jogo) ou controlar os canhões de um bombardeiro que oferece suporte à equipe de incursão terrestre.

O único ponto negativo do enredo é sua duração. O jogo é muito mais curto que a média do gênero, contando com apenas três atos — com número variado de missões em cada um —, além de um prólogo e um epílogo (apenas uma missão em cada).Entretanto, a qualidade do título compensa cada minuto das poucas horas de jogo.

De volta aos fliperamas

O jogo da Infinity Ward conduz o jogador de volta aos tempos dos fliperamas, também conhecidos como arcades. Poucos fãs sabem, porém o título foi lançado inicialmente nos fliperamas da Indonésia e só depois publicado no resto do mundo.

Por isso, ao concluir o jogo no modo campanha, o modo Arcade fica disponível no menu principal. Nele, para cada inimigo morto, e cada tiro atingido, o jogador ganha uma determinada pontuação. Você inicia a missão com duas vidas,e pode adquirir mais realizando combos durante o jogo.

Nesse modo, o jogador pode ganhar multiplicadores, como nos jogos mais antigos do estilo arcade, onde após determinado número de pontos consecutivos, um multiplicador aumentava sua pontuação consideravelmente. O modo não é tão interessante quanto o modo Campaing, porém vale a pena como passatempo após a conclusão do jogo. É possível jogar toda a campanha novamente ou apenas uma das missões, marcando um recorde geral, bem como recordes para cada uma das missões.

Multiplayer inovador leva a experiência a outro nível

O modo multiplayer de Call of Duty 4 foge à regra dos jogos de tiro em primeira pessoa normais, que contam apenas com uma forma similar à do jogo single player em um mapa específico, porém sem mudanças de jogabilidade. Aqui, o jogador pode criar sua própria classe de personagem, além ganhar experiência para desbloquear habilidades e outros tipos de itens. A experiência é adquirida de maneira similar à pontuação do modo Arcade.

Além disso, para cada seqüência de três assassinatos seguidos, o jogador ganha direito a usar um radar que mostra todos os inimigos no mapa. Se você preferir, pode aumentar esse número para cinco assassinatos e chamar um bombardeio aéreo em determinada região do mapa. Também é possível chamar um helicóptero de suporte que atira em seus adversários, realizando um combo de 7 assassinatos sem morrer.

O multiplayer conta com 16 mapas 6 modos de jogo diferentes, sendo que torna-se uma interessante mistura de modos presentes na série Battlefield, bem como no mod Counter-Strike. Além dos modos Team Deathmatch, que é o mais jogado,e Free-for-all Deathmatch, onde cada jogador luta sozinho — o que não faz muito sentido num jogo tático, como é o caso deste —, existem 4 modos orientados a objetivos.

Dois exemplos deles são um onde um time deve plantar uma bomba enquanto o outro defende a base (lembra-se do “plant the bomb” do Counter-Strike?) e um onde os jogadores devem dominar pontos estratégicos do cenário, como na série Battlefield. Os mapas multiplayer comportam até 18 jogadores simultâneos.

Um esquadrão pouco tático

A mecânica da série Call of Duty sempre funcionou através de scripts que comandam as ações dos personagens, tanto adversários como aliados. Esse sistema torna o jogo um pouco mais fraco, já que após uma ou duas tentativas o jogador já conhece o posicionamento dos inimigos, e basta realizar as ações automaticamente.

Porém, esse não é o principal defeito desse sistema de controle de personagens. Falhas de script são constantes em jogos que os utilizam, e Call of Duty 4 apresenta algumas falhas críticas no que diz respeito ao comportamento dos seus parceiros durante os combates.

Muitas vezes, os personagens poderão empurrá-lo para longe do obstáculo no qual você está escondido, deixando-o completamente sem rumo em meio a fogo cruzado e de frente para o inimigo. Esse erro ocorre com certa freqüência no jogo e atrapalha muito a jogabilidade.

Seguindo a nova tendência dos jogos de tiro, CoD4 não apresenta na tela uma barra de vida e de tiros restantes. O uso do pente de munição deixa apenas uma leve noção de quantos projéteis restam na arma e a morte iminente é anunciada por uma respiração ofegante e manchas vermelho-sangue envolvendo a visão do jogador.

De resto, a jogabilidade de Call of Duty não tem falhas graves e funciona de forma muito parecida com os outros jogos de tiro. Para os iniciantes, um ponto positivo é que a cruzeta da mira fica vermelha quando passa por cima dos inimigos. Entretanto jogadores mais experientes encontrarão nessa mira um facilitador algumas vezes incômodo que tira o realismo do jogo. O empecilho poderia ter sido resolvido com uma opção para ativar ou desativar o marcador.

Texturas e iluminação incríveis

Call of Duty 4 chegou ao mercado numa época um tanto conturbada: Crysis, um jogo lançado quase que ao mesmo tempo de CoD4, apresenta de longe os gráficos mais belos já vistos. Por isso, quem jogar Crysis e depois Call of Duty poderá considerar os gráficos deste último de baixa qualidade.

Entretanto, é importante levar em consideração que gráficos como os de Crysis são inovações conceituais que não servirão de base para criticar outros jogos durante um bom tempo. Por isso, considerando-se o padrão de qualidade gráfica anterior a Crysis, CoD4 supera expectativas.

Além disso, os gráficos são extremamente consistentes e não apresentam falhas, além de serem otimizados e não exigirem requerimentos muito gritantes, permitindo a um maior numero de jogadores um melhor aproveitamento do game.

CoD4 apresenta texturas realistas e iluminação impressionante. Além disso, diversos efeitos especiais maximizam a experiência do jogo, como ficar enfraquecido e com a visão turva após um acidente, a representação da retina queimada por uma granada de luz e a diminuição da visão e audição logo após sofrer ferimentos severos são excelentes exemplos do que os jogos reservam para o futuro.

A fumaça proveniente das explosões e a física do jogo como um todo também estão excepcionais. Numa dada missão onde é necessário atirar com um rifle de precisão para acertar alvos numa distância muito grande, e é preciso considerar o efeito da umidade relativa do ar e da direção do vento para atirar.

O som da guerra

CoD4 apresenta com perfeição o som da guerra. As músicas ouvidas durante o jogo conduzem o jogador a um clima de tensão característico da batalha a que seu personagem está submetido. Por exemplo, em missões de incursão silenciosa, a batida torna-se sutil, remetendo a uma tensão quase excepcional, enquanto em combates frente-a-frente,as músicas conduzem o jogador a liberar adrenalina.

Os efeitos das explosões e a comunicação entre você e sua equipe também chamam atenção no áudio. Enquanto muitos títulos apresentam uma comunicação pouco realista entre membros de um mesmo esquadrão, Call of Duty 4: Modern Warfare apresenta efeitos quase perfeitos que ampliam a imersão no jogo.

Um dos jogos mais completos do ano!


2007 foi um grande ano para a indústria de jogos. Títulos de peso como BioShock, Crysis, Soldier of Fortune: Payback, Unreal Tournament 3, Assassin’s Creed e muitos outros chegaram às prateleiras no decorrer deste ano.

Dentre tantos títulos de peso, um dos que mais chama a atenção é Call of Duty 4: Modern Warfare. A inovação realizada na série ao migrar o contexto do jogo das batalhas entre aliados e o eixo — a Segunda Guerra Mundial — para ações anti-terroristas mascaradas de treinamentos padrão apenas para não alertar a população, já seria suficiente para colocar o jogo entre os melhores do ano.

Entretanto, como se não bastasse, CoD4 põe o jogador numa das experiências mais cativantes que jogos de tiro em primeira pessoa já apresentaram. A velocidade da ação e a diversidade dos níveis de jogo são excepcionais e os gráficos e áudio de altíssima qualidade e consistência completam o pacote que presenteiam o jogo com uma das notas mais altas do ano!

Requisitos Mínimos:
Processador: Pentium IV 2.4 GHz ou Athlon equivalente
Velocidade do processador: 2.4 GHz
Memória RAM: 1 GB
Memória de vídeo: 128 MB
Chipset de vídeo: NVIDIA 6600 / ATI 9800 Pro (128-bit)
Direct3D: Sim
Sistemas Operacionais: Windows XP,Vista,W7 e W8.
Espaço: 7 GB livres em disco.

Portable Call of Duty 4 – Modern Warfare PT-BR:
Parte 1Download [3 GB]
Parte 2Download [3 GB]
Parte 3Download [873 MB]
BAIXOU?GOSTOU?ENTÃO COMENTA,NÃO CUSTA NADA!”
Vamos manter a chama do compartilhamento acesa no GPB!
Faça sua Doação!

Imagens do Jogo:
ObsTraduçãoGame Vício 
Game compativel com o Windows XP / Vista / W7 / W8.
Para realizar o download no SkyDrive é necessário ter uma conta no hotmail.
Caso o game nao execute de 1ª no W7,clique no link abaixo e confira a dica para executar o portable!
Dicas para os portables!

Author: L3on